Escritório partilhado entre CONMEBOL e UEFA inaugurado em Londres

As confederações procuram ampliar e aprofundar o seu trabalho conjunto. A Finalíssima em Wembley entre Argentina e Itália esgotou em menos de uma semana.

O Presidente da CONMEBOL, Alejandro Dominguez, e o Presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, abriram hoje um escritório partilhado da CONMEBOL e da UEFA em Londres, que representará as confederações irmãs em projectos comuns, incluindo competições, em várias áreas.

A criação de um escritório partilhado segue o acordo de cooperação estratégica assinado pela CONMEBOL e a UEFA a 12 de Fevereiro de 2020, e a sua renovação assinada a 15 de Dezembro de 2021.

Através deste acordo, a UEFA e a CONMEBOL irão procurar organizar vários eventos de futebol, além de cooperar noutras áreas, como programas de arbitragem e de treino.

O Presidente da CONMEBOL, Alejandro Dominguez, destacou o significado histórico da inauguração do escritório partilhado entre a CONMEBOL a UEFA em Londres, afirmando:

"A CONMEBOL e a UEFA decidiram levar a sua cooperação a um nível estratégico mais elevado. Somos os dois continentes com maior tradição e prestígio no desporto mais popular do planeta. Em campo somos rivais leais, mas estamos unidos na compreensão de que o futebol é uma força poderosa para sociedades tolerantes, pacíficas e pluralistas."

O Presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, acrescentou:

“Construir um relacionamento frutífero e duradouro como o nosso foi fácil, pois partilhamos o mesmo amor e a mesma paixão pelo futebol. Este escritório partilhado é o passo simbólico seguinte na direcção certa para a UEFA e a CONMEBOL. Isto vai ajudar-nos a trabalhar em conjunto para desenvolver o futebol nas nossas confederações e mais além.”

O primeiro grande evento desportivo organizado em conjunto pelas duas confederações é a Finalíssima: um jogo entre a Argentina, vencedora da Copa América 2021 da CONMEBOL, e a Itália, vencedora do UEFA EURO 2020. Esta partida será disputada no Estádio de Wembley, em Londres, a 1 de Junho de 2022.

Os bilhetes para o jogo esgotaram em menos de uma semana, havendo apenas um número limitado de ingressos de hospitalidade ainda disponíveis.