Oito anfitriões do UEFA EURO 2020 confirmam jogos com público

A decisão sobre jogos nas restantes quatro cidades-anfitriãs será tomada a 19 de Abril.

©Getty Images

É com satisfação que a UEFA anuncia a presença de espectadores no EURO 2020, expressando igualmente o seu apreço em relação às federações-membro e autoridades nacionais e locais que estão a colaborar de forma próxima para garantir o regresso seguro de espectadores aos estádios.

Actualmente, oito países anfitriões confirmaram a lotação do respectivo estádio, com base nas suas previsões na melhoria da situação sanitária em Junho e Julho devido a diversos factores, incluindo o plano de vacinação, as medidas planeadas para a reabertura da economia e o previsto abrandamento do vírus devido ao tempo mais quente.

Vários dos países anfitriões já tinham incorporado o EURO 2020 na sua estratégia de recuperação nacional. Para além disso, ao planear a fase final do UEFA EURO 2020, a UEFA trabalhou de forma próxima com a Organização Mundial de Saúde para adaptar a ferramenta de avaliação de risco WHO COVID-19 ao EURO 2020.

Palcos com capacidade confirmada entre 25 e 100 por cento da lotação

São Petersburgo confirmou uma capacidade de 50 por cento, com a possibilidade de a aumentar até ao final de Abril, enquanto Budapeste tem como objectivo 100 por cento de capacidade, desde que os espectadores cumpram os rígidos requisitos de entrada no estádio.

Baku confirmou uma capacidade de 50 por cento, sendo necessário que os adeptos vindos do exterior apresentem um teste negativo à COVID-19 aquando da chegada ao Azerbaijão.

Amesterdão, Bucareste, Copenhaga e Glasgow confirmaram uma capacidade entre 25 a 33 por cento, com os três primeiros a manterem em aberto a opção de aumentar a lotação no final deste mês, dependendo da evolução do respectivo programa de testagem em massa e da condição sanitária geral.

Londres confirmou uma capacidade mínima de 25 por cento para os três jogos da fase de grupos e o jogo dos oitavos-de-final, e espera confirmar uma capacidade maior para as meias-finais e a final, no início de Julho.

Munique, Roma, Bilbau e Dublin

As restantes quatro cidades têm até ao dia 19 de Abril para fornecer informação adicional sobre os seus planos, com as decisões finais sobre a realização de jogos nessas cidades a serem tomadas nesse mesmo dia.

Também nessa data será comunicada mais informação sobre detentores de bilhetes para jogos nessas cidades.

Adeptos encorajados a considerar restrições e requisitos à entrada nos países

Os adeptos que desejem viajar até aos países anfitriões para assistir a jogos verão essa intenção dificultada devido a restrições em permanente mudança. Terão de cumprir com as restrições de entrada no país e requisitos (incluindo quarentena) em vigor na altura, já que não serão abertas excepções para detentores de bilhetes em nove dos países anfitriões.

Apenas três países anfitriões estão a planear excepções às restrições e requisitos de entrada. Os detentores de bilhetes que se desloquem até Baku, Budapeste e São Petersburgo poderão beneficiar de procedimentos especiais que os vão isentar de proibições de entrada ou requisitos de quarentena.

Detentores de bilhetes não-residentes que viagem até Budapeste terão de apresentar prova de resultado negativo em dois testes COVID-19 realizados nos 5 dias precedentes à entrada na Hungria, ou então um certificado válido que comprove uma infecção por COVID-19 até 6 meses antes da entrada no país.

Para São Petersburgo, as autoridades também estão a considerar a isenção de restrições de viagem para o público em geral e adeptos de equipas participantes que possuam bilhete, desde que apresentem prova de um teste negativo à COVID-19 realizado recentemente.

Para Baku, a isenção aplica-se apenas a adeptos de equipas participantes (cidadãos ou residentes nos países em questão) que possuam bilhete, desde que apresentem prova de um teste negativo à COVID-19 realizado recentemente.

Para além disso, para os jogos em Bucareste, os detentores de bilhetes podem beneficiar da isenção de quarentena se apresentarem um teste negativo à COVID-19 recente e limitem a sua estadia no país a menos de três dias.

Os detentores de bilhetes receberão um email a informá-los onde podem encontrar informação sobre restrições de entrada e requisitos para os países anfitriões. A UEFA abordou as questões que os espectadores possam ter na sequência deste comunicado de imprensa no guia oficial dos espectadores, disponível em EURO2020.com e na App do UEFA EURO 2020, com informação adicional sobre medidas de mitigação da COVID-19 no estádio e informação para cada cidade anfitriã.

Última oportunidade para a devolução de bilhetes

Quem deseje devolver os seus bilhetes pode fazê-lo no portal de bilhética da UEFA, que já se encontra aberto e encerra às 18h00 GMT de quinta-feira, dia 22 de Abril, por forma a receberem o valor gasto na totalidade. Serão providenciadas condições especiais para detentores de bilhetes caso exista mudança de local ou o recinto não possibilite a presença de espectadores. Mais detalhes serão comunicados em tempo oportuno.

Sorteio de cancelamento para cumprir capacidades reduzidas

Assim que a fase de devolução de bilhetes tiver encerrado, a 22 de Abril, a UEFA vai determinar se o número de bilhetes vendidos que foram mantidos pelos seus proprietários excede a capacidade permitida para cada jogo. Se for esse o caso, será realizado um sorteio para determinar os bilhetes adicionais que é preciso cancelar por forma a cumprir com as decisões do governo do país anfitrião. Para bilhetes adquiridos através do programa de venda da Federação Participante, as regras do respectivo clube de adeptos é aplicável.

Os detentores de bilhetes que não forem bem sucedidos no sorteio serão informados em Maio.

Bilhetes para adeptos de Hungria, Macedónia do Norte, Escócia e Eslováquia

A venda de bilhetes que estavam reservados às equipas (Hungria, Macedónia do Norte, Escócia e Eslováquia) que se qualificaram através do "play-off" do EURO 2020 começa no início de Maio.