Permitidas cinco substituições na fase final do UEFA EURO 2020 e UEFA Nations League 2021

Levantado limite à presença de espectadores em jogos da UEFA.

O Comité Executivo da UEFA reuniu-se hoje por videoconferência e tomou por unanimidade as seguintes decisões:

Fase final do UEFA EURO 2020 e da UEFA Nations League 2021 e "play-out" de despromoção

Permitir o uso de até cinco substituições na fase final do UEFA EURO 2020 e da UEFA Nations League 2021 e também no "play-out" de despromoção, de acordo com a alteração temporária introduzida na Lei 3 das Leis do Jogo do IFAB.

Como as razões para a regra das cinco substituições permanecem válidas no contexto dos calendários futebolísticos nacionais e internacionais afectados pela pandemia da Covid-19, e dado que a regra já está em vigor para os jogos de qualificação do Campeonato do Mundo a realizar entre Março de 2021 e Março de 2022, foi decidido estender a alteração ao UEFA EURO 2020, em Junho/Julho de 2021, à fase final da UEFA Nations League, em Outubro de 2021, e ao "play-out" de despromoção da UEFA Nations League, em Março de 2022.

Admissão de espectadores em jogos da UEFA

O Comité Executivo da UEFA reviu a sua decisão de 1 de Outubro de 2020, segundo a qual permitia a presença de espectadores em jogos da UEFA até 30 por cento da capacidade. A comissão decidiu que, atendendo ao facto de cada uma das 55 federações-membro da UEFA enfrentarem uma situação diferente no que diz respeito ao combate à pandemia, esse limite já não é necessário. Assim, a decisão sobre o número de espectadores permitidos deve ser da exclusiva responsabilidade das autoridades locais/nacionais competentes.

Consequentemente, o limite de espectadores imposto anteriormente pela UEFA, de um máximo de 30 por cento da capacidade do estádio, é levantado, bem como a proibição de espectadores em jogos de futsal.

No entanto, tendo em conta as restrições de viagens em curso, e com o objectivo de implementar políticas razoáveis e responsáveis para minimizar os riscos relacionados com a COVID-19, o Comité Executivo decidiu confirmar a decisão de 1 de Outubro de 2020, pela qual estipula que os adeptos visitantes não estão autorizados a assistir a jogos das provas da UEFA. Isto é válido até antes das finais de competições de clubes marcadas para Maio de 2021.

Os Requisitos Mínimos de Saúde e Higiene da UEFA para o Regresso dos Espectadores foram alterados para reflectir esta nova decisão, que entra em vigor amanhã.

Campeonato do Mundo Feminino Sub-20 de 2022

Após a decisão do Comité Executivo a 23 de Fevereiro de 2021, que ditou o cancelamento do Campeonato da Europa Feminino Sub-19 da UEFA de 2020/21 - que serve como qualificação para o Campeonato do Mundo Feminino Sub-20 de 2022, na Costa Rica - foi decidido usar a lista de coeficiente da fase de qualificação de 2020/21 para determinar as equipas que representarão a Europa na competição.

Assim, as equipas qualificadas são, por ordem de classificação no "ranking", as seguintes: Espanha, França, Alemanha e Países Baixos.

Formato das competições de clubes pós-2024

O Comité Executivo da UEFA - incluindo os representantes da Associação Europeia de Clubes e das Ligas Europeias - aprovou por unanimidade o novo calendário para uma decisão sobre o formato das competições de clubes da UEFA após o ano de 2024, com uma decisão a ser tomada a 19 de Abril de 2021.